Lançamento do Livro "Proibido Ler de Gravata"


Lançamento de Livro: Neste próximo dia 28 de outubro, a partir das 19:30h, estaremos lançando na Livraria Curitiba do Shopping Estação a Antologia “Proibido Ler de Gravata”, organizada pelo escritor, poeta, cineasta e decano da Ficção Científica Brasileira André Carneiro (Amorquia, A máquina de Hyerônimus, Quânticos da Incerteza, Diário da Nave perdida e outros). O livro é um dos resultados das oficinas literárias que acontecem desde 2001 na UTFPR, e de encontros regados a vinho em copos de estanho, pizzas e muita conversa (na taverna onde uma certa confraria de escritores de FC se reunem), e contém textos de Alda Slonik, André Carneiro, Bertoldo Schneider Jr., Carlos Alberto Machado, Clair Nery Cardoso, Mustafá Ali Kanso e Silvio André Chavier. A capa, feita pelo confrade Clair Cardoso, um dos autores, tem recebido elogios no Brasil inteiro. As ilustrações internas foram feitas pelo excelente quadrinista Antônio Eder (Manticore, Metal Pesado, O Gralha).

André Carneiro é uma pessoa muito generosa, que divide seu tempo, conhecimento e histórias com outras pessoas, de uma forma edificante e deliciosa. Não posso deixar de prestar minha admiração. São dez anos que o conheço e carrego uma alegria danada de poder ter lido vários de seus contos e centenas de suas poesias em primeira mão. Infelizmente a natureza e intensidade daquilo que faço por profissão não me deixam muito tempo para aproveitar isto, mas é um cara que admiro muito. Pra falar só da ficção científica (porque o André fez e faz muito mais coisas que isto), ele já está, em vida, à altura do grande pai da Ficção científica brasileira, Jeronymo Monteiro. Admiro muitos outros autores desta área, tais como Causo, Tartari, B. Tavares e Calife (não vou me lembrar de todos) que, com certeza, terão um lugar muito importante na história da FCB, mas, neste momento, André é o cara.

Bom, o recado está dado! Espero os amigos e os amigos dos amigos por lá! Espero também os interessados em ciência, em literatura, em ensino e aprendizado, porque de tudo isso temos um pouco nesta antologia. É provável que se organize uma pequena mesa redonda durante o evento para falar desse fascinante mundo da FCB.